Logo Warface

Aventurar-se no modo COOP de alguns jogos online, especialmente um FPS, pode parecer uma tarefa simples a primeira vista. Afinal, não é só sair clicando para ver os inimigos caindo a torto e a direita? Só que a realidade não é bem assim.

Mesmo sendo controlados pela IA do jogo, os adversários ainda têm muito a oferecer em questão de desafio. E isso é especialmente potencializado em Warface, por ser um jogo de tiro voltado, em grande parte, a uma aproximação da experiência de mundo real. E para começar, vamos falar de um inimigo que não deve, em momento algum, ser subestimado.

Múltiplos títulos de FPS trazem um inimigo portando um escudo pesado e WF não é exceção à regra. Aqui esse inimigo é conhecido como o Escudeiro. E mesmo estando portando uma proteção praticamente impenetrável, esse inimigo também possui suas limitações e fraquezas. Sabendo cada uma delas, você e o seu time podem mostrar que o chão é o lugar que esse adversário merece ficar.





1. Avançando a passo de tartaruga

Sim, o escudo é uma bela defesa, mas também acaba sendo um grande empecilho. Devido ao peso carregado, os Escudeiros acabam se movimentando de forma mais lenta que o restante dos inimigos. Isso permite que você tenha tempo extra para se afastar dele, ajustando seu esconderijo para um contra-ataque.

Os Snipers do seu grupo possuem uma vantagem especial contra esse inimigo. Ainda que os disparos atinjam o grande pedaço de metal que existe entre você e uma bela Eliminação, esse inimigo não terá tempo para reagir e sair correndo. Quanto maior a distância entre você e o Escudeiro, menos oportunidades ele terá de levantar sua Pistola para tentar feri-lo.

Para apaga-lo do mapa, existem duas possibilidades. Uma é enviar alguém como isca, forçando o Escudeiro a abrir sua guarda por alguns instantes, dando a oportunidade para que disparos sejam efetuados contra sua cabeça ou ombro. Um time sincronizado consegue acabar com esse cara em um piscar de olhos usando esse esquema. A outra forma é atingir diretamente os pés do Escudeiro, o que prejudica seu equilíbrio.



2. Hora da pancada!

Caso seja surpreendido em um local estreito por um Escudeiro uma boa opção é se recostar contra uma parede. Assim, mesmo se acabar recebendo um golpe corpo a corpo direto, você não será derrubado. Claro que o dano ainda será computado, mas você ainda terá uma melhor oportunidade de retribuir o ataque. Caso esteja confiante em suas habilidades, é possível realizar um salto. Com isso, enquanto o Escudeiro tenta te atacar, você pode, por um breve momento, desferir um disparo contra seu corpo. Com armas potentes em seu arsenal, isso pode ser o suficiente para ter um inimigo a menos no campo de batalha.



3. Tão fácil quanto tirar doce de... Ahh, alguém me ajuda?

Fique atento às mudanças que afetam diretamente o decorrer da missão entre uma dificuldade e outra. Ao optar por encarar as missões Cooperativas no normal, você ainda tem a capacidade de alternar para sua pistola quando é derrubado por um Escudeiro. Entretanto, o mesmo não se aplica se você estiver jogando em dificuldades superiores. Nesses casos sua única salvação é contar com a ajuda do restante do seu time.



4. Antes de tudo, vamos limpar a casa

Se um de seus aliados tiver sido derrubado durante um confronto contra um Escudeiro, prefira eliminar o restante dos inimigos antes de partir para a ajuda. De maneira geral, o dano causado pelo Escudeiro é bem menor se comparado com o restante das ameaças que possivelmente ainda estão de pé no campo. Concentrando-se nesses inimigos, que são bem mais propensos a causarem dano maciço, fica mais fácil para que o Médico do grupo consiga se aproxime do aliado caído sem ter tantos problemas.



E aí, quais são suas táticas para enfrentar os Escudeiros no modo COOP? Não se esqueça de compartilhar suas estratégias de combate em nossas redes sociais para ajudar seus companheiros de pelotão!